Derrota por 6 a 0 para o Vasco da Gama encerra a passagem de Cléber Xavier no Santos Futebol Clube após 15 jogos.
Em sua primeira experiência como treinador profissional, Cléber Xavier nunca conseguiu ter a confiança dos torcedores do Santos, e nas últimas semanas, a sua saída era especulada, para isso bastava uma derrota.
Mas o Peixe reagiu no Brasileirão, venceu o Juventude (3×1) e o Cruzeiro (2×1). A confiança estava em alta para o jogo contra o Vasco, mas a humilhante derrota por 6×0 deixou evidente que o treinador seria demitido.
Minutos depois, o Santos anunciou através de suas redes sociais a saída do treinador:
“O Santos Futebol Clube comunica a saída do técnico Cléber Xavier.
O clube agradece os serviços prestados pelo treinador e deseja sorte na sequência da carreira.”
Foram 15 jogos no Santos, com cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas.
Apesar disso, os auxiliares Matheus Bachi, filho de Tite, e Vinicius Marques seguem no Peixe, assim como preparador físico Fábio Mahseredjian foram mantidos e isso foi reforçado nas palavras do diretor Alexandre Mattos em coletiva após o jogo.
”É difícil até falar alguma coisa pela vergonha que estamos sentindo. É difícil até de pedir desculpa ao torcedor, não tem que ser ‘desculpa’ e sim ‘perdão’. Não tenho nem palavras aqui para demonstrar a vergonha. Foi uma derrota completamente fora do padrão que a gente entende da grandeza do clube e que vai acarretar em algumas mudanças, entre elas a saída do Cléber. A gente faz um agradecimento a ele. A comissão continua: Matheus, Vinicius e Fabio”.
O número 1 na lista de substitutos é o argentino Jorge Sampaoli, que trabalhou no clube em 2019, e é seguido pelo compatriota Juan Pablo Vojvoda, como os preferidos do clube e dos torcedores.