O volante assina contrato até 2029 e é mais um negócio entre John Textor e Evangelos Marinakis.
Após negociar o volante Gregory, o Botafogo foi ágil na reposição, e trouxe o promissor Danilo, ex-jogador do Palmeiras, que estava no Nottingham Forest, uma negociação que estreitou ainda mais os laços entre Textor e Marinakis, os donos dos clubes.
Recentemente, o Nottingham Forest havia adquirido o atacante Igor Jesus e o zagueiro Jair do Botafogo, em negociações que foram questionadas pelos valores, porém a chegada de Danilo, mostra que pode haver um intercâmbio entre os clubes.
Danilo tem 24 anos e foi contratado pelo clube inglês em 2023, após se destacar com o Palmeiras, onde foi bicampeão da Copa Libertadores. No clube, disputou 59 jogos, marcando 6 gols e dando 4 assistências.
O contrato é válido até julho de 2029, e Danilo é uma grande opção para o técnico Davide Ancelotti, que atuou ativamente no convencimento do atleta.
O Botafogo deve pagar cerca de 22 milhões de euros pelo atleta, um valor que se aproxima de R$ 142 milhões na cotação atual.
Danilo é um investimento da Eagle Football, rede multi-clubes de John Textor, que chegou a cogitar a ida do atleta para o Lyon, mas isso está fora de questão pelas limitações orçamentárias do clube na Ligue 1 desta temporada, portanto, não existe uma previsão de ida para o clube francês no futuro.